Secretaria de Educação discute (re)elaboração do Projeto Político Pedagógico do Municipio

10/05/2022

A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta segunda-feira (09), uma formação com os gestores escolares do Sistema Municipal de Ensino, para discutir a (Re)elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas municipais.

A reelaboração do PPP visa adaptar um Referencial Curricular que contemple a ampla participação da comunidade, junto ao processo educativo. O projeto ainda busca contextualizar a educação com a realidade dos estudantes, entendendo a diversidade cultural e social. Para além disso, o PPP deve ser um documento democrático proativo/propositivo, conectado com um projeto de educação emancipatório e transformador.

O programa tem coordenação da União Nacional do Dirigentes Estaduais e Municipais de Educação, seccional do Estado da Bahia (UNDIME/BA), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação da Bahia (UNCME/BA) e o Itaú Social.

Na ocasião, a Secretária Municipal de Educação, Iracy Araújo, apresentou os nomes das dirigentes (estadual e municipal) e das técnicas que fazem parte da comissão municipal e discursou sobre a necessidade de se realizar implementações urgentes ao projeto, para uma educação contextualizada e inclusiva e com a participação popular.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, para que o processo de aprendizagem aconteça, a comunidade educativa deve estar junto na construção do regimento. “O Plano Político Pedagógico de cada escola serve para dar um norte aos professores dentro da escola e para a comunidade escolar como um todo. É preciso que esse documento seja elaborado com a participação da comunidade e que seja a cara da comunidade, o que é a escola, o que a escola tem e o que a escola precisa para a formação dos seus futuros cidadãos”, relatou.