SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA CERIMÔNIA DE CONCLUSÃO DOS CURSOS DO PROGRAMA SAÚDE COM AGENTE

28/09/2023

Na manhã desta quinta-feira, 28 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a entrega de certificados de 118 Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, no auditório do Centro Cultural Rômulo Galvão.

O Programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (CONASEMS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De acordo com dados do Governo Federal, o programa teve adesão de 97% dos municípios brasileiros, com 200 mil estudantes matriculados. Em Campo Formoso, o programa teve o apoio e incentivo da Secretaria Municipal de Saúde, contando com a participação de 92 Agentes Comunitários de Saúde e 37 Agentes de Combate às Endemias.

A cerimônia contou com a presença do prefeito, Elmo Nascimento, o vice-prefeito, Jaci Muniz, o Secretário Municipal de Saúde, Paulo Henrique, o representante da Câmara de Vereadores, Edmundo Miranda, o representante do Conselho Municipal de Saúde, Dr. Antônio Miranda, a coordenadora do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), Ana Greice Lopes, o coordenador da Vigilância em Saúde, Roberto Novaes, o representante dos Agentes Comunitários de Saúde, João Reinaldo e o representante dos Agentes Comunitários de Combate às Endemias, José Mendes. Os membros da mesa prestaram suas homenagens aos concluintes e, em seus discursos, salientaram a importância de ferramentas formativas, como as que foram encerradas hoje, para sua formação.

Os cursos, que tiveram fase teórica e prática, abordaram temas que aprimoraram os conhecimentos dos agentes, ampliando seus conhecimentos e tornando-os aptos a realizarem suas funções a contento. Magnólia da Gama, Agente Comunitária de Saúde, comentou a importância da formação: “o curso foi gratificante, pois só veio enriquecer ainda mais a profissão; agora, nós podemos oferecer mais conhecimento e melhor qualidade em nossas visitas. Podemos aferir pressão, medir glicemia, entre outras coisas. Nós éramos vistos como pessoas que nem trabalhavam e hoje nós temos os nossos certificados e podemos ajudar muito a população.”

...