Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Campo Formoso-Ba Promove Jornada Social

29/04/2022

Com o propósito de fazer uma análise dos serviços oferecidos à população e traçar novas ações para melhorar os atendimentos prestados, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Campo Formoso-BA realizou nestas quarta (27) e quinta-feira (28), a Jornada Social, que teve como temática central: Incluir para Acolher – compartilhar experiências e fortalecer o SUAS (Sistema Único de Assistência Social). O evento aconteceu no Centro Cultural Dr. Rômulo Galvão.

A mesa de abertura foi composta pelo prefeito Elmo Nascimento, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Sandra Madaly Santana, a Secretária Municipal de Educação, Iracy Araújo, representando a Secretaria Municipal de Saúde, Dr.ª Juliana Almeida, e a Major Adriana Lima da 54ª Companhia Independente de Polícia Militar.

O momento contou com a participação do Psicólogo e Gerente da Gestão do SUAS em Salvador, Marcelo Tourinho, e da Assistente Social e Diretora de Proteção Social Básica, Emanuele Rodovalho.

Durante o evento, o público assistiu ao espetáculo, “Homenagem a Maria Regiane – A história e a cultura da freguesia que virou cidade” , do grupo teatral CULTURART e participou de oficinas com diferentes temáticas como: de Estudo de Casos do Suas com as equipes de referência do CRAS E CREAS; Ações Imediatas do Serviço de Abordagem Social e oficina Nova Ferramenta do Cadastro Único e Auxílio Brasil.

Para a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Madaly Santana, para exercer um trabalho que gere resultados satisfatórios, é necessária a preparação dos servidores. “A equipe acolhe e inclui os cidadãos e a gente acolhe, através de atitudes de respeito às diferenças, mas para isso, é indispensável a capacitação da equipe, para que execute tais ações: programas e serviços das políticas públicas no munícipio”, relatou.

Ainda segundo Madaly, a Jornada SUAS se configura como um espaço de debate e formação profissional e deveria acontecer anualmente para toda a rede de trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social.

O Prefeito Elmo Nascimento parabenizou a equipe pela realização do evento e demonstrou alegria por saber que a secretaria tem desenvolvido ações que beneficiarão a população em situação de vulnerabilidade social. “Vejo o empenho da equipe para realizar um trabalho digno e honesto, desde o apoio prestado à Casa Lar, como distribuição de cestas básicas, os atendimentos para atualização do CadÚnico e a concessão do Auxílio Brasil. Então vejo que esse trabalho tem sido realizado com maestria”, enfatizou o prefeito.