Acessibilidade

Acessibilidade na web
Acessibilidade Digital é a eliminação de barreiras na Web. O conceito pressupõe que os sites e portais sejam projetados de modo que todas as pessoas possam perceber, entender, navegar e interagir de maneira efetiva com as páginas.

As diversas barreiras encontradas nos sítios eletrônicos atingem principalmente as pessoas com deficiência. Ao utilizarem a Web e seus recursos, as pessoas com deficiência ou outras limitações, deparam-se com obstáculos que dificultam e, muitas vezes, impossibilitam o acesso aos conteúdos e páginas. No Brasil, segundo o Censo Demográfico do IBGE de 2010, há aproximadamente 45 milhões de pessoas que apresentam pelo menos uma das deficiências investigadas. Esse número representa 23,9% da população brasileira. Um percentual a ser considerado quando discutimos a importância de implementar a acessibilidade nos sítios governamentais.

Facilitando a leitura
Na parte superior do Portal, o usuário encontra um menu com os principais atalhos de navegação pelo teclado. Essas ferramentas estão presentes em todas as páginas do Portal.

No menu de navegação existente no alto da página, estão os links de acesso, com indicações dos títulos e subtítulos e das diferentes regiões da página web (cabeçalho, conteúdo principal e rodapé) para melhor identificar áreas importante da página.

Alternativas de navegação
Os padrões de atalhos utilizados são:

Tecla Alt + 1, para ir ao cabeçalho (topo).
Tecla Alt + 2, para ir ao menu.
Tecla Alt + 3, para ir ao início do conteúdo principal.
Tecla Alt + 4, para ir ao rodapé.
Tecla Alt + 5, para habilitar/desabilitar o alto contraste.

Não sendo possível a navegação pelas páginas usando o mouse, as teclas de atalho e tecla “TAB” permitem ao usuário navegar pela página.

Para navegador Firefox: [Alt] + [Shift] + nº
Para navegador Internet Explorer: [Alt] + nº + [Enter]
Para navegador Opera: Shift + Escape + nº. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESS KEY da página.

Caso o usuário encontre alguma barreira ou dificuldade, ao acessar qualquer página do Portal, deve relatar o problema encontrado por meio dos nossos canais de contato. Deve entrar em contato também quando não encontrar o conteúdo desejado, identificar alguma informação a ser otimizada ou sugerir medidas para aperfeiçoar nossos serviços.

Leitores de tela
O leitor de tela é um software usado para obter resposta do computador por meio sonoro, usado principalmente por portadores de necessidades especiais visuais. Também pode ser usado como um conforto do usuário.

Os portadores necessidades especiais visuais valem-se de tais softwares para navegar pela internet, uma vez que estes programas vão passando por textos e imagens e sintetizando a fala humana (Basicamente, o programa lê para o usuário o que está na tela).