ALUNOS DE LAGE DOS NEGROS RECEBEM CERTIFICADOS DOS CURSOS DO CENTRO DE RECONDICIONAMENTO DE COMPUTADORES DA UNIVASF

12/11/2023

Na noite deste sábado, 11 de novembro, foi realizada a cerimônia de conclusão dos cursos do Centro de Recondicionamento de Computadores – Univasf para os alunos de Lage dos Negros. O evento aconteceu na Praça de Eventos da comunidade.

A cerimônia contou com a presença do Diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura e de Inclusão Digital no Ministério das Comunicações, Rômulo Barbosa, que reforçou a importância de momentos como esse e da formação que os estudantes receberam, assegurando o interesse do Ministério das Comunicações em continuar apoiando o município. Além dele, estiverem presentes a vice-reitora da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Lúcia Marisy de Oliveira, o Coordenador Técnico do CRC/UNIVASF, Jaldo Lopes, a Coordenadora Geral do CRC/UNIVASF, Márcia Moreira, o prefeito de Campo Formoso, Elmo Nascimento, o vice-prefeito Jaci Muniz, a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Raíra Ribeiro, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Valber Freitas, a secretária de Educação, Iracy Araújo, o secretário de Saúde, Paulo Henrique, entre outras autoridades do município.

Os estudantes da comunidade de Lage dos Negros foram contemplados com a participação nos cursos do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), nas áreas de Informática Básica, Instalação e Manutenção de computadores.

O Centro de Recondicionamento de Computadores surgiu em 2015, com o apoio do Ministério das Comunicações, como um projeto da professora Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira, na época pró-reitora de extensão da Univasf. O objetivo do CRC é recuperar computadores em desuso que mais tarde serão usados em cursos de capacitação e na implantação dos pontos de inclusão digital, como o que foi inaugurado em Lage dos Negros, neste sábado.
Os alunos da comunidade foram até um dos campus da Univasf e durante uma semana fizeram uma imersão nos cursos oferecidos pelo CRC, e neste sábado receberam os certificados pelos três cursos realizados.

A cultura de Lage dos Negros esteve presente na cerimônia com a declamação da poesia Agradecimento, pelo poeta Ciel e a apresentação cultural do grupo Quilombo Dance. Ao final da cerimônia, foram sorteados dois computadores para os concluintes.